PROJETOS


PROJETO 1: Cultura Afro Brasileira

O projeto cultura afro brasileira foi uma ideia interdisciplinar que partiu da equipe de docentes do ensino fundamental e que ganhou muita força ao decorrer do seu processo. A principal ideia era resgatar e enaltecer os valores enraizados na nossa cultura seja eles através da música, dança, culinária, literatura, religião e transformar em algo que os alunos pudessem agregar ainda mais os seus valores e conhecimentos.


A intervenção artística se deu na composição do ambiente escolar, trazendo elementos que representassem a cultura afro e suas origens como instrumentos musicais, máscaras africanas, objetos diversos que narrassem essa passagem tão importante da nossa história. Valores importantes como a religião ganhou espaço e reconhecimento, dissolvendo uma perspectiva analítica e construtiva do público.   


Danças como Maracatu, Maculelê e Capoeira foram  apresentadas pelos alunos que receberam esse desafio de serem os principais protagonistas dessa mostra, deixando uma grande marca positiva em suas vidas.



PROJETO 2: A Arte e o Empreendedorismo 

Em 2018 recebi a missão de coordenar a disciplina de Empreendedorismo das turmas do ensino fundamental e médio, onde a ideia principal era mediar aos alunos uma metodologia de educação financeira que viesse impacta-los e estimula-los a explorar novas ideias e a criatividade.  Buscando algumas referências,  encontrei um rico material, onde foi possível nortear de forma ordenada, diferentes ideias para as respectivas turmas. Abordando assuntos como Eco papelaria, Oficina de brinquedos ecológicos, Artesanato sustentável e Empreendedorismo Social foi possível dialogar com a minha disciplina (ARTES). A principio a ideia era apenas vivenciar  a experiência, dialogar em grupos e produzir as ideias, porém fui mais além, estimulando os alunos a participarem de uma grande feira de empreendedores.


Foram 06 meses de muito trabalho, esforço e dedicação, colocando em prática tudo aquilo que foi compartilhado como muito zelo e carinho; e o resultado foi surpreendente. A Feira jovens empreendedores aconteceu em um lindo sábado de sol, onde foi possível compartilhar os frutos dos resultados obtidos durante o processo da aprendizagem empreendedora. Também tivemos a visitação dos pais dos empreendedores (alunos) para contemplar e apreciar os produtos que ali estavam expostos e prontos para serem vendidos. 


O projeto teve uma recompensa significativa para os alunos que foram os principais protagonistas de seus feitos, onde puderam administrar o próprio negocio e contemplar o resultado tão esperado. Uma parte da quantia arrecadada foi destinada para o empreendedorismo social, no qual foi comprado cestas básicas para ajudar um asilo na comunidade local.



PROJETO 3: Arte primitiva na escola

O projeto arte primitiva na escola teve início com a turma do 3º ano do ensino fundamental, onde lhes fora apresentado a história do surgimento das artes. O professor Julian coelho iniciou uma história para explicar aos alunos sobre os primeiros hominídeos que viveram na pré-história e com o passar do tempo foram aprimorando a busca da sobrevivência e do conhecimento.

Alunos desenhando com carvão pinturas rupestres, fev.2020

A construção da caverna
A turma do 1º ano do ensino médio ficou responsável por criar a estrutura da caverna na escola, onde foi utilizado materiais como cano de PVC e bambu em sua criação. Para sua composição os alunos utilizaram papel kraft, onde o mesmo foi amassado para criar a ilusão de rochas (pedra) semelhante a de uma caverna. 

Alunos construindo caverna na escola, fev.2020

Ferramentas e instrumentos de caça
O desafio de criar ferramentas primitivas ficou para turma do 3º ano do ensino médio, onde utilizaram recursos naturais como galhos de arvores, sisal, pedras e cipó para sua criação.

Ferramentas e instrumentos de caça primitivos, fev.2020


Adornos e adereços
Alguns adereços como escultura espiritual, armação de pele e fogueira foram feitos em parceria entre professor e alunos, para que assim a caverna venha se tornar ainda mais interessante. 
Adereços primitivos utilizados na caverna pré-histórica, fev.2020

Pinturas rupestres na pedra
Trabalho de exclusividade dos alunos do 6ºano ensino fundamental, onde receberam o desafio de criar o seu próprio trabalho a partir de uma superfície rochosa e com base na proposta bimestral que aborda a temática arte primitiva.   
Trabalho de pinturas rupestres feito pelos alunos do 6º ano

Em breve vídeo completo da caverna









Nenhum comentário:

Postar um comentário